Pesquisar este blog

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Anthony Hopkins

Sir Philip Anthony Hopkins, CBE (Port Talbot, 31 de Dezembro de 1937) é um premiado actor britânico nascido no País de Gales.

Porventura mais conhecido pelo seu desempenho como o assassino canibal Hannibal Lecter, desempenhou igualmente papéis de grande destaque em vários filmes, numa carreira que se estende por mais de três décadas.

Biografia

Anthony Hopkins naturalizou-se cidadão dos EUA a 12 de Abril de 2000, mantendo a nacionalidade britânica. Pelo facto de ter dupla nacionalidade, apenas pode usar o título de Sir no Reino Unido, dado que fora dele é considerado inadequado pelo protocolo.

A pessoa que mais o influenciou a ser ator foi Richard Burton, que conheceu quando tinha quinze anos, sendo seu parente distante pelo lado materno.

Entre os personagens de destaque estão Hannibal Lecter, no filme O Silêncio dos Inocentes, pelo qual ganhou o Oscar de melhor actor. Hopkins representou este papel mais duas vezes, em Hannibal e em Dragão Vermelho.

Hopkins representou grandes papéis tais como Zorro, em The Mask of Zorro; Quasimodo, em The Hunchback of Notre Dame; Othello, no filme de mesmo nome; Pablo Picasso, em Surviving Picasso; Richard Nixon, em Nixon; Titus Andronicus, em Titus; John Quincy Adams em Amistad; Adolf Hitler, em The Bunker; Charles Dickens em The Great Inimitable Mr. Dickens; William Bligh, em The Bounty; Ricardo Coração de Leão, em The Lion in Winter;Abraham Van Helsing, em Bram Stoker's Dracula, e Hannibal Lecter, em The Silence of the Lambs (que lhe rendeu um Oscar), Red Dragon e Hannibal. E ainda interpretará em 2011, Odin no filme do herói Thor.
Em Maio de 1992, durante as filmagens do The Innocent.Em 24 de setembro de 2003, recebeu uma estrela na Calçada da Fama, em Hollywood.

Prêmios

óscar Melhor ator por O Silêncio dos Inocentes, 1991. Indicado á melhor ator por Os Vestígios do Dia,1993 e Nixon em 1995.

Indicado á melhor ator coadjuvante por Amistad em 1997.

Como realizador/diretor

* August (1996)
* Dylan Thomas: Return Journey (1990)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Anthony_Hopkins

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários, Dúvidas e Sugestões

obashop.com