Pesquisar este blog

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Enéas Ferreira Carneiro "Meu nome é Enéas!"

Enéas Ferreira Carneiro (Rio Branco, 5 de novembro de 1938 — Rio de Janeiro, 6 de maio de 2007) foi um político e médico cardiologista brasileiro. Como político, fundou o extinto Partido da Reedificação da Ordem Nacional, o PRONA.

Após se candidatar por três vezes à Presidência da República (1989, 1994 e 1998), e uma vez à prefeitura de São Paulo,em 2002 foi eleito Deputado Federal pelo estado de São Paulo, recebendo votação recorde de mais de 1,57 milhão de votos.

Tornou-se muito famoso em todo o Brasil por seu bordão "Meu nome é Enéas!", usado sempre ao término de seus pronunciamentos no horário eleitoral gratuito brasileiro.Enéas Carneiro apresentava-se como um político nacionalista e radicalmente contrário ao aborto e à união civil de pessoas do mesmo sexo. Alguns críticos o associavam como um novo ícone do Movimento Integralista. Analistas enxergam Enéas como um fruto da democracia moderna, alegando que sua imagem excêntrica e seu bordão ("Meu nome é Enéas") se sobrepõem ao seu discurso hermético e intelectualizado frente às classes mais pobres da sociedade brasileira.

No início de 2006, Enéas passou por sérios problemas de saúde, uma pneumonia e uma leucemia mielóide aguda, fazendo com que ele optasse por retirar sua folclórica barba, antes que a quimioterapia o fizesse. Ainda em função de seus problemas de saúde, em junho de 2006 Enéas anunciou que desistiria de sua candidatura à Presidência da República e que concorreria novamente à Câmara de Deputados. Na nova campanha, mudou seu bordão para "Com barba ou sem barba, meu nome é Enéas". Foi reeleito com a quarta maior votação no estado de São Paulo, atingindo 386 905 votos, cerca de 1,90% dos votos válidos no estado.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
http://pt.wikipedia.org/wiki/En%C3%A9as_Carneiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários, Dúvidas e Sugestões

obashop.com