Pesquisar este blog

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Yul Brynner, Sete Homens E um Destino



Yul Brynner, nascido Yuli Borisovich Bryner (Vladivostok, Rússia, 11 de Julho de 1915 — Nova York, 10 de Outubro de 1985), foi um ator suíço-estado-unidense.

Biografia

Devido à sua ascendência mongol passou a se denominar Taidje Khan. Brynner era filho do inventor e cônsul suíço na Rússia Boris Brynner com Marussia Blagowidowa.

Depois que seu pai deixou a família na década de 1930, passou a infância entre Pequim e Paris, chegando a estudar Filosofia na Sorbonne. Em 1941 chegou aos Estados Unidos para estudar teatro. Oito anos depois estreou no cinema com o filme "Port of New York".

Raspou a cabeça em 1951 quando foi convidado a representar o rei de Sião no musical da Broadway, "O Rei e Eu", peça que representou durante trinta anos. Anos depois ele ganhou o Oscar de melhor ator pela sua atuação no filme O Rei e Eu, baseado no mesmo espetáculo. Nos anos 70 ele retomaria o personagem em uma séria de TV.


Estrelou várias produções de sucesso entre as quais podem ser citadas: "Os Dez Mandamentos", "Sete Homens e um Destino", "Anastácia, a Princesa Esquecida", "Os Irmãos Karamazov", "Taras Bulba" e "O Farol do Fim do Mundo.

Casou-se quatro vezes e teve quatro filhos. Faleceu vítima de um câncer no pulmão.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Yul_Brynner

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários, Dúvidas e Sugestões

obashop.com