
Porventura mais conhecido pelo seu desempenho como o assassino canibal Hannibal Lecter, desempenhou igualmente papéis de grande destaque em vários filmes, numa carreira que se estende por mais de três décadas.
Biografia
Anthony Hopkins naturalizou-se cidadão dos EUA a 12 de Abril de 2000, mantendo a nacionalidade britânica. Pelo facto de ter dupla nacionalidade, apenas pode usar o título de Sir no Reino Unido, dado que fora dele é considerado inadequado pelo protocolo.
A pessoa que mais o influenciou a ser ator foi Richard Burton, que conheceu quando tinha quinze anos, sendo seu parente distante pelo lado materno.
Entre os personagens de destaque estão Hannibal Lecter, no filme O Silêncio dos Inocentes, pelo qual ganhou o Oscar de melhor actor. Hopkins representou este papel mais duas vezes, em Hannibal e em Dragão Vermelho.
Hopkins representou grandes papéis tais como Zorro, em The Mask of Zorro; Quasimodo, em The Hunchback of Notre Dame; Othello, no filme de mesmo nome; Pablo Picasso, em Surviving Picasso; Richard Nixon, em Nixon; Titus Andronicus, em Titus; John Quincy Adams em Amistad; Adolf Hitler, em The Bunker; Charles Dickens em The Great Inimitable Mr. Dickens; William Bligh, em The Bounty; Ricardo Coração de Leão, em The Lion in Winter;Abraham Van Helsing, em Bram Stoker's Dracula, e Hannibal Lecter, em The Silence of the Lambs (que lhe rendeu um Oscar), Red Dragon e Hannibal. E ainda interpretará em 2011, Odin no filme do herói Thor.
Em Maio de 1992, durante as filmagens do The Innocent.

Prêmios
óscar Melhor ator por O Silêncio dos Inocentes, 1991. Indicado á melhor ator por Os Vestígios do Dia,1993 e Nixon em 1995.
Indicado á melhor ator coadjuvante por Amistad em 1997.
Como realizador/diretor
* August (1996)
* Dylan Thomas: Return Journey (1990)
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Anthony_Hopkins
Nenhum comentário:
Postar um comentário