Noriyuki "Pat" Morita (Sacramento, 28 de Junho de 1932 - Las Vegas, 24 de Novembro de 2005) foi um ator nipo-americano mais conhecido pelos papéis de Arnold no show de TV Happy Days e o Sr. Miyagi no filme Karatê Kid, pelo qual foi indicado para o Oscar de melhor ator coadjuvante em 1984.
Foi Dublado no Brasil pelos também falecidos Magalhães Graça, Garcia Neto e Eleu Salvador.
Seu primeiro papel em filme foi um capanga estereotípico em Thoroughly Modern Millie (1967). Ele também atuou como o Vice-almirante Ryunosuke Kusaka, no filme Midway em 1976. Depois, um papel recorrente como o Capitão do Exército sul-coreano "Sam Pak" na série M*A*S*H o ajudou a avançar em sua carreira de ator comediante.
Ele também teve um papel recorrente no show Happy Days comos Matsuo "Arnold" Takahashi, dono do restaurante Arnold's. Depois da primeira temporada (1975–1976), ele deixou Happy Days para estrelar como o inventor Taro Takahashi em seu próprio show, Mr. T and Tina, a primeira série asiático americana na rede de TV estadunidense. A série foi colocada nos Sábados à noite pela ABC e foi rapidamente cancelada depois de um mês no outono de 1976. Em 1977, Morita estrelou no breve Blansky's Beauties como Arnold. Morita eventualmente retornou a Happy Days, reprisando seu papel na temporada de 1982–1983. Apareceu num episódio de The Odd Couple, e também teve um papel recorrente na série da NBC Sanford and Son em meados de 1970, como um chefe de cozinha japonês chamado Ah Chew.Morita ganhou fama mundial como o sábio professor de karatê Keisuke Miyagi que ensinou o jovem "Daniel-san" (Ralph Macchio) em The Karate Kid, um filme que incluiu a famosa citação "Pra cima, pra baixo" e também ensinou a jovem "Julie-san" (Hilary Swank) em The Next Karate Kid. Entretanto na vida real ele não sabia karatê e falava inglês fluentemente. Ele foi indicado ao Oscar de melhor ator coadjuvante bem como o Golden Globe de melhor ator coadjuvante e atuou novamente como Sr. Miyagi em três sequências. Apesar de vir usando o nome de "Pat Morita" por anos, o produtor Jerry Weintraub sugeriu que Pat fosse creditado com seu nome real para soar mais "étnico'.[2]
Morita atuou como Tommy Tanaka no filme para TV Amos (pelo qual foi indicado para o Golden Globe Award e o Emmy Award), estrelando Kirk Douglas. Ele então estrelou como o personagem título num programa de detetive da ABC Ohara que foi ao ar em 1987 e terminou um ano depois devido à baixa audiência. Ele então escreveu e estrelou no filme sobre a II Guerra Mundial Captive Hearts (filme) (1987).
O ator "Pat" Morita também atuou em 1991 no filme Inferno como Jubal Early, ao lado do astro Jean Claude Van Damme.
Morita morreu de causas naturais em 24 de novembro de 2005 em sua casa em Las Vegas, Nevada aos 73 anos.[4][5] Foi cremado e suas cinzas foram colocadas no "Palm Green Valley Mortuary and Cemetery"
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pat_morita
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sr._Miyagi
Nenhum comentário:
Postar um comentário